sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Dante alighieri: A Divina Comédia: Inferno:



“Se do mal assim quis o imigo eterno, Origem vendo nele do alto efeito,
18 O que e o qual, segundo o que discerno,
“Pela razão bem pode ser aceito;
Que para Roma e o império se fundarem
21 Fora no céu por genitor eleito;
“À qual e ao qual cabia aparelharem, Dizendo-se a verdade, o lugar santo
24 Aos que do maior Pedro o sólio herdaram.
“Nessa empresa, em que o hás louvado tanto, Cousas ouviu, de que surgiu motivo
27 Ao seu triunfo e ao pontifício manto.
“Lá foi o Vaso Eleito ainda vivo: Conforto ia buscar, à fé, que à estrada 30 Da salvação princípio é decisivo.
“Por que irei? Quem permite esta jornada? Enéias, Paulo sou? Essa ventura
33 Nem eu, nem outrem crê ser-me adatada.
“Receio, pois seja ato de loucura,
Se eu me resigno a cometer a empresa.
36 Supre, és sábio, o que digo em frase escura”. Como quem ora quer, ora despreza,
Sua alma a idéias novas tem disposta,
39 Mostrando aos seus desígnios estranheza,
Assim fiz eu na tenebrosa encosta, Porque, pensando, abandonava o intento, 42 Formado à pressa, que ora me desgosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário