Avram Davidson (23 de abril de 1923 - 8 de maio de 1993) foi um escritor americano de ficção científica , ficção científica e ficção policial , bem como autor de muitas histórias que não se encaixam em um nicho de gênero. Ele ganhou um prêmio Hugo e três prêmios World Fantasy no gênero ficção científica e fantasia, um prêmio World Fantasy Life Achievement, [1] e um prêmio de contos da Ellery Queen's Mystery Magazine e um prêmio Edgar no gênero mistério. Davidson editou The Magazine of Fantasy and Science Fiction de 1962 a 1964. Seu último romance The Boss in the Wall: A Treatise on the House Devilfoi concluído por Grania Davis e foi finalista do prêmio Nebula em 1998. A Encyclopedia of Science Fiction diz "ele é talvez o autor literário mais explícito de FC".
Biografia
Davidson nasceu em 1923 em Yonkers, Nova York , filho de pais judeus . [2] Ele serviu como um oficial do hospital da Marinha (médico) com o Corpo de Fuzileiros Navais no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial , e começou sua carreira de escritor como um estudioso do Talmude por volta de 1950. Conforme relatado na época no diário Yonkers de 20 de fevereiro de 1962 , o Herald Statesman , Rabino Arnold Weinberger oficializou seu casamento com a Srta. Grania Kalman, que aconteceu na casa de Damon Knight . [3]
Isso tornou sua conversão a Tenrikyo na década de 1970 inesperada. Embora tivesse a reputação de se irritar rapidamente, Davidson era conhecido entre seus amigos por sua generosidade. Sua vida e carreira peripatéticas podem ter sido devidas a uma relutância em terminar o que começou. Sua reputação entre os leitores de ficção científica e fantasia atingiu o pico na década de 1960, após o qual ele teve um círculo de fãs que (como com RA Lafferty ), manteve sua reputação viva, especialmente após sua morte.
Ele era um membro da Guilda dos Espadachins e Feiticeiros da América (SAGA), um grupo frouxo de autores de Fantasia Heróica fundado na década de 1960, algumas de cujas obras foram antologizadas no livro Flashing Swords de Lin Carter ! antologias.
Enquanto editava a Revista de Fantasia e Ficção Científica, ele morou no México e, mais tarde, nas Honduras Britânicas (agora rebatizado de Belize ). Ele morou em um distrito rural de Novato , no norte do condado de Marin, Califórnia , em 1970, mas depois mudou-se para mais perto de San Francisco. Ele morava em uma pequena casa em Sausalito , no extremo sul do condado de Marin, próximo a San Francisco, em 1971 e 1972, e era lá que fãs e amigos eram bem-vindos. Ele trabalhou por um curto período no final dos anos 1970 como instrutor de redação criativa na Universidade do Texas em El Paso . Em seus últimos anos, ele viveu no estado de Washington, incluindo uma breve estada na Casa dos Veteranos em Bremerton . Ele morreu em seu minúsculo apartamento em Bremerton em 8 de maio de 1993, aos 70 anos. Uma cerimônia fúnebre foi realizada no Gasworks Park em Seattle.
Ele deixou seu filho Ethan e sua ex-esposa Grania Davis , que continuou a editar e lançar suas obras inéditas até sua própria morte.
Ficção e artigos
Davidson escreveu muitas histórias para revistas de ficção no início dos anos 1950, depois de publicar sua primeira ficção em Commentary e outras revistas intelectuais judaicas.
Davidson foi ativo no fandom de ficção científica desde a adolescência. Suas obras mais conhecidas são seus romances sobre Virgílio Magus, o mágico que a lenda medieval fez do poeta romano Virgílio ; os romances Peregrinos, uma visão cômica da Europa logo após a queda de Roma; as histórias de Jack Limekiller, sobre um canadense vivendo em um país imaginário da América Central inspirado em Belize durante os anos 1960; e as histórias do Dr. Eszterhazy , uma espécie de figura de Sherlock Holmesiana ainda mais erudita que vive na mítica Cítia-Panônia-Transbalkania, o quarto maior império em declínio da Europa.
Menos conhecidas e não coletadas durante sua vida são suas histórias de mistério, que foram reunidas após sua morte como The Investigations of Avram Davidson . Essas histórias de mistério freqüentemente têm um cenário histórico e são intrincadamente tramadas. Além disso, Davidson transformou dois mistérios de Ellery Queen, E no Oitavo Dia e O Quarto Lado do Triângulo, e uma verdadeira coleção de crimes , Crimes e Caos.
Outros trabalhos dignos de nota são suas colaborações. Em Joyleg, A Folly , escrito em colaboração com Ward Moore , um veterano da Guerra Revolucionária Americana (e da Rebelião do Uísque ) é encontrado vivo e muito bem no sertão do Tennessee , tendo sobrevivido ao longo dos séculos por imersões diárias em uísque de seu fabricação própria para enfrentar o mundo dos anos 1960 de maneira hilariante. Em Marco Polo e a Bela Adormecida, co-escrito com Grania Davis, o pano de fundo das viagens de Marco Polo no Império Mongol é emprestado para uma história original. Após a morte de Davidson, Grania Davis também terminou The Boss in the Wall, um romance de terror claustrofóbico que tem pouca semelhança com a obra de qualquer outro escritor.
Davidson também escreveu dezenas de contos que desafiam a classificação e os ensaios Adventures in Unhistory , que investigam quebra-cabeças como a identidade do Preste John e sugerem soluções para eles. Seus primeiros ensaios históricos foram escrupulosamente pesquisados, mesmo quando publicados por revistas tão felizes em apresentar a ficção como fato. Os ensaios posteriores foram prejudicados pela falta de recursos nas bibliotecas das pequenas cidades onde Davidson viveu na era pré-Internet, mas são animados pelo estilo e pela especulação ousada.
O trabalho de Davidson é marcado por um forte interesse pela história, com seus enredos muitas vezes girando em torno do que à primeira vista podem parecer eventos menores. Sua caracterização também é extraordinariamente profunda para a fantasia e muitas vezes enriquecida por seu ouvido para acentos incomuns.
As características mais óbvias de Davidson são sua trama e estilo. Muito pouco pode acontecer em uma história de Davidson, mas ele a descreveu em detalhes. Escondidos entre os detalhes estão fatos ou omissões que mais tarde se tornam importantes para o desfecho da história. Especialmente em seus trabalhos posteriores, Davidson incluiu elementos que escritores iniciantes devem evitar, como frases de uma página inteira com meia dúzia de dois-pontos e ponto-e-vírgula, ou uma digressão aparentemente irrelevante nas páginas iniciais de uma história. Ele espera muito de seus leitores, mas oferece muito a eles.
Livros
Série Kar-Chee
Rogue Dragon , Ace, 1965
The Kar-Chee Reign , Ace Double, 1966
Série Vergil Magus (uma série de fantasia que define um antigo mundo mediterrâneo alternativo no qual harpias , basiliscos e sátiros existem durante as Guerras Púnicas ).
The Phoenix and the Mirror , Doubleday, 1969; emitido em 1970 como o Phoenix ea espelho ou, o enigmático Speculum nos Especiais Ficção Ace Ciência série
Vergil in Averno , Doubleday, 1987
The Scarlet Fig; ou lentamente através de uma terra de pedra ; Rose Press, 2005
Série peregrina
Peregrine: Primus , Walker, 1971
Peregrine: Secundus , Berkley, 1981
Romances solo não fazem parte de uma série
Mutiny in Space , Pyramid, 1964
Rork! , Berkley, 1965
Masters of the Maze , Pyramid, 1965
Clash of Star-Kings , Ace Double, 1966
The Enemy of My Enemy , Berkley, 1966
The Island Under the Earth , original da série Ace Science Fiction Specials , 1969
Ursus of Ultima Thule , Avon, 1973
Com Ward Moore
Joyleg , Pyramid, 1962
Com Grania Davis
Marco Polo and the Sleeping Beauty , Baen, 1987
The Boss in the Wall, A Treatise on the House Devil , Publicações Tachyon , 1998
Coleções
Or All the Seas with Oysters , Berkley, 1962
Crimes and Chaos (coleção), Regency, 1962
What Strange Stars and Skies , Ace, 1965
Strange Seas and Shores , Doubleday, 1971
The Inquiries of Doctor Eszterhazy , Warner, 1975
The Redward Edward Papers , Doubleday, 1978
The Best of Avram Davidson , Doubleday, 1979
Collected Fantasies , Berkley, 1982
The Adventures of Doctor Eszterhazy , Owlswick, 1990
Adventures in Unhistory , Owlswick, 1993
The Avram Davidson Treasury , Tor, 1998
The Investigations of Avram Davidson , Owlswick, 1999 [histórias de mistério coletadas]
Everybody Has Somebody in Heaven , Devora, 2000
O Outro Século XIX , Tor, 2001
¡Limekiller! , Old Earth Books , 2003
Livros de Ellery Queen : mistérios escritos sob o nome de Ellery Queen
E no oitavo dia , Random House, 1964
O Quarto Lado do Triângulo , Random House, 1965.
fonte de origem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário