sábado, 18 de setembro de 2021

A Divina Comédia: Inferno: Dante Alighieri:


 
No céu a aurora já resplandecia, Subia o sol, dos astros rodeado,
39 Seus sócios, quando o Amor divino um dia
A tais primores movimento há dado.
Me infundiam desta arte alma esperança
42 Da fera o dorso alegre e mosqueado,
A hora amena e a quadra doce e mansa. 
De um leão de repente surge o aspecto,
45 Que ao meu peito o pavor de novo lança.
Que me investisse então cuido inquieto; 
Com fome e raiva atroz fronte levanta; 
48 Tremer parece o ar ao seu conspeto.
Eis surge loba, que de magra espanta; 
De ambições todas parecia cheia;
51 Foi causa a muitos de miséria tanta!
Com tanta intensa torvação me enleia Pelo terror, que o cenho seu movia,
54 Que a mente à altura não subir receia.
Como quem lucro anela noite e dia, Se acaso o tempo de perder lhe chega,
57 Rebenta em pranto e triste se excrucia, A fera assim me fez, que não sossega;
Pouco a pouco me investe até lançar-me
60 Lá onde o sol se cala e a luz me nega.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário