quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:

  



“Amor nos igualou da morte o efeito:
A quem no-la causou, Caína, esperas”.
108 Após tais vozes foi silêncio feito.
Daquelas almas as angústias feras Em meditar amargo a fronte inclino
111 Té que o Mestre exclamou: “Que consideras?”
Quando pude, falei: “Cruel destino! Que doce cogitar! Que meigo encanto,
114 Precederam do par o fim maligno!” —
Aos dois voltei-me e disse-lhes, entanto: “Teus martírios, Francesca, me angustiam, 
117 Movem-me o triste, compassivo pranto.
“Quando os doces suspiros só se ouviam, Como, em que Amor mostrar-vos há querido 
120 Os desejos, que ainda se escondiam?” —
— “Não há” — disse — “tormento mais dorido Que recordar o tempo venturoso
123 Na desgraça. Teu Mestre o tem sentido.
“Mas porque de saber és desejoso, Como nasceu a flor do nosso afeto, 
126 Direi chorando o lance lastimoso.
“Por passatempo eu lia e o meu dileto De Lanceloto extremos namorados; 
129 Éramos sós, de coração quieto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário