quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Poesia de Quinta na Usina: Mário Quintana;

 


O fatal convívio


Que esquisita conversa não hão de ter, nesses [Dicionários Biográficos,
Os que se encontram espantosamente juntos por uma [injunção da ordem alfabética,
Como se entenderão, meu Deus, mas como se [entenderão,
Para apenas citar-vos um inquietante exemplo, Nabucodonosor e Napoleão! O Pequeno Corso
Antes de tudo
Terá dificuldades com o nome sesquipedal do outro, O qual, como se não bastasse, Além de rei, ainda fora lobisomem...
Mas este, desconhecedor enciclopédico da História [vindoura,
Diria
Para maior escândalo do Conquistador: "Ora, não gaguejes, bom homem...
Chama-me Bubu, simplesmente.
Pois era assim que me chamava o povo... ah, o povo...!" Porém,
Eu estou lembrando agora é dos amantes separados [para sempre
Na prisão perpétua do seu próprio tomo...
De Paolo e Francesca (Mais felizes no Inferno...) E da pobre,
Ai, da pobre Marília ouvindo as máximas Do inefável Marquês de Maricá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário