quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:


 
1. Pape Satan etc., verso obscuro. Muitos comentadores o entendem: “Como Satã, como Satã, príncipe do Inferno”... um mortal ousa penetrar aqui?” — 30. Por que etc. “por que seguras tanto?” é a interrogação dos pródigos; “por que jogas fora?” é a interrogação dos avaros. — 78. Geral ministra, a Fortuna.

CANTO VIII
Flégias corre com a sua barca para os dois Poetas serem conduzidos, passando à lagoa, à cidade de Dite. No trajeto encontram a Filipe Argenti, florentino, que discute com Dante. Chegando às portas de Dite, os demônios não o querem deixar entrar. Virgílio, porém, diz a Dante que não lhe falte a coragem, pois vencerão a prova e que não há de estar longe quem os socorra.
ACRESCENTAR eu devo, prosseguindo, Que da torre inda estávamos distantes, 3 Quando os olhos ao cimo dirigindo,
Dois fanais brilhar vemos vacilantes, A que outro de tão longe respondia,
6 Que mal se avistam seus clarões tremantes.
E eu de todo o saber ao mar dizia:
— “Os lumes dois por que? Por que o terceiro?
9 Para acendê-los quem razão teria?” —
— “Pela onda impura” — me tornou — “ligeiro Quem se aguarda já vês, se não te empece
12 A vista do paul o nevoeiro”. — Qual seta, que pelo ar veloz corresse
Da corda arremessada, discernimos
15 Tênue batel, que vir pra nós parece.
A regê-lo um arrais distinguimos:
— “Alfim chegaste, espírito execrando!”
18 Em retumbante grita nós lhe ouvimos,
— “Flégias, Flégias, estás em vão bradando!” — Disse-lhe o Mestre — “nos terás somente
21 Enquanto formos o paul passando.” —
Como quem reconhece, e pesar sente, Um grande engano, que se lhe há tecido, 
24 Flégias assim na sua ira ardente.
Tendo Virgílio à barca descendido,
Eu segui-o: somente aos meus pesados
27 Passos mostrou ter carga recebido.
Em sendo o Mestre e eu no lenho entrados, O lago foi cortando a antiga proa
30 Com sulcos mais que de antes profundados,
Enquanto assim corremos, eis me soa De lutulenta sombra voz que exclama:
33 — “Quem és que em vida vens para a lagoa?”
— “Sim, venho, mas não fico nesta lama.
E tu quem és que imundo te hás tornado?” —
36 — “Bem vês: um sou que lágrimas derrama.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário