quarta-feira, 20 de abril de 2022

A Divina Comédia: Dante Alighieri:



Por entre as tumbas me levou direito
Ao vulto o Mestre com seu braço presto,
39 Dizendo-me: — “Sê claro em teu conceito!” —
Junto ao sepulcro apenas fui, com gesto Severo 
um pouco olhou-me e desdenhoso
42 — “Teus maiores?” — falou — “Faz manifesto”.
Eu, já de obedecer-lhe desejoso, Quanto sabia expus-lhe francamente. 
45 O sobrolho arqueava um tanto iroso,
E tornou: — “Guerra crua fez tua gente A mim, 
aos meus avós, ao partido;
48 Mas duas vezes bani-os justamente”. —
— “Mas todos os que expulsos tinham sido Se hão, 
de uma e de outra vez repatriado:
51 Não têm essa arte os vossos aprendido”. —
Surgindo então de Farinata ao lado Somente o rosto um vulto nos mostrava, 
54 Sobre os joelhos, cheio, levantado.
Com ansiosos olhos me cercava A ver se alguém viera ali comigo.
57 Mas, perdida a esperança, que o animava,
Pranteando inquiriu: — “Se ao reino imigo Por prêmio baixas do teu alto engenho,
60 Onde é meu filho? Pois não vem contigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário