domingo, 15 de maio de 2022

Dante Alighieri: A Divina Comédia:



Ou como o dano atalha, que lhe trazem 
Do Brenta as invasões de Pádua a gente,
9 Se em Quiarentana os gelos se desfazem,
Assim as bordas desse rio horrente, 
Posto altura e grossura lhes não desse
12 Iguais, quem quer que fosse artista ingente.
A selva já distante de nós era Tanto, que eu divisá-la não podia,
15 Quando os olhos por vê-la atrás volvera,
Eis encontramos multidão sombria, 
Que a margem costeava, nos olhando, 
18 Como sói caminhante, ao fim do dia,
Que vai, por lua nova, outro encarando: 
Para nos ver os cílios contraindo,
21 Qual a agulha o artesano aparelhando.
Assim, de mira à turba nós servindo, 
Conhecido fui de um que me travava
24 Da roupa — “Ó maravilha!” — repetindo.
Quando o seu braço para mim se alçava, 
Atentei-lhe no rosto requeimado;
27 Posto que demudado, não vedava
Que de mim fosse nas feições lembrado. 
À sua face inclinando a mão, lhe digo,
30 — “Messer Brunetto! vós aqui!” — torvado.
“Filho meu! complacente sê comigo! 
Vir Brunetto Latini ora consente,
33 Deixando a turba, um pouco assim contigo!” —
Tornei: — “muito vos rogo; e que me assente 
Convosco se quereis, prazendo ao guia 
36 Dos passos meus, assentirei contente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário