quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

sexta nan Usina: Poetas da Rede: Cipriano Varela:

 



Titulo  : Lanche ao Domingo

Autor : Cipriano Varela

O dia encerra .

Eu sentado junto á lareira .

Em cima da mesa ,

Uma garrafa de vinho tinto ,

Um pedaço  de pão  e um queijo de ovelha .

A meu lado , a poesia o silêncio  e a distinta solidão  .

Os dias , vivo-os todos como se fossem os últimos  .

Embrenhado na poesia ,

Não  tenho na vida subditos ,

Vivo uma vida de perfeita harmonia .

Bebo um copo , saboreio a rigor,

De tudo  se faz  o bom viver ,

 Chega de pensar só  em dor ,

Basta de tanto sofrer .

Domingo e segunda , é para descansar ,

A hemodiálise  espera um pouquinho ,

Hoje posso devidamente apreciar ,

O meu copinho de vinho .

Entremeio com um bocado de chouriço  ,

A hora do lanche , no Alentejo tradição  ,

Não  posso perder o juizo ,

Não  quero prejudicar o coração  .

Nada pode ser em quantidade ,

Não  me permite a saude ,

A razão  de ter tanta saudade ,

Dos meus belos tempos de juventude .

Nesse tempo , não  conseguia viver sozinho ,

Era uma constante inquietude ,

Este  tão  longo caminho ,

Também  trouxe , alguma virtude .

Tenho , que parar de beber ,

Vendo bem , talvez não  ,

É  mais fácil  de adormecer ,

Esquecer , as mágoas  do coração  .

Portugal , 06-01-2023

Todos os direitos de autor

Reservados , nos termos da lei

50/2004 de 24 de Agosto .

Nenhum comentário:

Postar um comentário