sábado, 12 de junho de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Blas Garay:



Ele nasceu em 1873 (Paraguai), seus pais eram Vicente Garay e Constancia Argaña de Garay. Garay tinha dois irmãos: Eugenio Alejandrino e Juan Jorge. Todos os três eram escritores. Eugenio Alejandrino mais tarde teria um desempenho notável na Guerra do Chaco .
Após o ciclo secundário, Garay concluiu os estudos universitários em Direito e Ciências Sociais. Seus primeiros passos no jornalismo começaram no National College.É recebido de advogado com apenas 23 anos de idade. O presidente Juan Bautista Egusquiza lhe confia uma missão diplomática na Europa, embora seu objetivo certo fosse que Garay investigasse no Arquivo de Sevilha tudo o que se referisse a títulos, certificados, provisões e mapas que provassem a posse do Chaco Boreal pelo Paraguai . Antes de viajar, Garay se casou com María Antonia Valdovinos, e eles teriam dois filhos: Blas Garay Valdovinos, secretário particular do presidente Manuel Gondra , e Juan Manuel Garay (filho póstumo), que chegaria ao posto de coronel e que era chefe de Estado-Maior do Exército Paraguaio durante a Guerra do Chaco, sob o comando do então Gral.José Félix Estigarribia .
Garay publicou na Espanha em 1897 quatro obras de um gênero histórico: Compêndio da História do Paraguai , O Comunismo das Missões , A Revolução da Independência do Paraguai e Breve Resumo da História do Paraguai . O seu trabalho como copista e investigador permitiu-lhe o escrutínio de milhares de documentos que hoje constituem a "Coleção Garay" do Arquivo Nacional.
Ao retornar da Espanha em 1898, Garay fundou a noite La Prensa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário