sábado, 12 de junho de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Renée Ferrer de Arréllaga:

 


Renée Ferrer de Arréllaga nasceu na cidade de Assunção , Paraguai . É poetisa , romancista , autora de contos infantis , dramaturga e doutora em História pela Universidade de Assunção . Começou a publicar seus primeiros poemas no jornal do Colégio Internacional de Assunção . Ele recebeu o doutorado em História pela Universidade Nacional de Assunção, com sua tese "Desenvolvimento Sócio-Econômico do Centro de População de Concepcionero". Membro fundador da Sociedade de Escritores do Paraguai, 1De Escritores Paraguaios Associados, do PEN Clube do Paraguai e da Associação de Literatura Infantil e Juvenil do Paraguai, pertence ao Instituto Paraguaio de Pesquisas Históricas , atualmente é membro do Conselho da Aliança Francesa e é Secretário Geral do Paraguai Academia da Língua Espanhola e membro correspondente. Em novembro de 2003 recebeu o prêmio " Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras”, Concedido pelo Ministro da Cultura e Comunicação da França. Foi Presidente da Sociedade de Escritores do Paraguai no período 1998-1999, período em que foi fundada a editora SEP. Dirige Workshop de Short Story desde 2000, no Centro Cultural "Juan de Salazar" da Espanha e na Aliança Francesa. Possui abundante obra traduzida para o guarani , francês , inglês , alemão , sueco , romeno , português , italiano , albanês , árabe .
A sua obra tem sido reconhecida com prémios nacionais, como "O Leitor", "A República", "Amigos da Arte", "Doze do ano", "Prémio Municipal de Literatura 2010" e " Prémio Nacional de Literatura 2011 " Entre as distinções internacionais estão o Prêmio Pola de Lena , nas Astúrias , na Espanha, pelo conto La Seca ; La porte des Poetes , em Paris, pelos poemas do livro Crepúsculo do Milênio ; o Prêmio UNESCO e a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires , por seu livro Do coração inflamado da montanha , e o Prêmio Literário Naamã , daMaison de la Cultura Naaman , no Líbano , pela obra completa.
Candidato ao Prêmio Internacional de Poesia Federico García Lorca . Proposta pela Embaixada do Paraguai em Madrid e pela Academia Paraguaia da Língua Espanhola . Candidata ao Prêmio Reina Sofia de Poesia Ibero-americana . Proposta pelo PEN Clube do Paraguai; pela Universidade Nacional de Assunção e pela Sociedade de Escritores do Paraguai, 2012. Candidato ao Prêmio Nobel , 2008. Proposta pelo PEN Clube do Paraguai.
A vida pública
A obra de Renée Ferrer, tanto poética quanto narrativa, foi incluída em inúmeras antologias, levando-a a participar de Congressos de Literatura e Festivais de Poesia. Ele deu palestras sobre literatura paraguaia e leitura de sua obra em Israel, 1986, México, 1998, França, (Universidades de Toulouse , Nantes , Anger , Portier ) Espanha, ( Universidade de Alicante , Casa de América , Madrid), 2002, 2003 , Estados Unidos da América, (Universidades de Ohio , Georgetown , Maryland , Estado do Arizona e Kansas Univesity ,San Diego State University ) e no Centro Cultural do BID, em Washington DC . 1994.
Sua voz foi gravada na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América.
Seu recital poético “Antología AVivaVoz” foi apresentado em Asunción del Paraguay, no Hall of Flags da OEA, em Washington DC, 2001, na cidade de Nova York, 2004, e no âmbito do Congresso de Literatura Paraguaia organizado pela Universidade de Alicante em 2003.
Também fez leituras de poesia no Instituto Cervantes de Nova York e Paris, bem como nos festivais de Poesia em Medellín , Colômbia, 2001, e Poesia Nights, na Romênia, 2002.
Foi convidada a apresentar a tradução italiana de seu romance Os Nós do Silêncio no Instituto Ítalo-Latino-Americano de Roma, Universidade de Salerno , Universidad della Tuscia de Viterbo , Fondazione Casa América em Gênova e Biblioteca Nacional de Nápoles , 2005.
Em 2005 deu seu recital poético musical "Nocturnos" na Biblioteca do Instituto Ítalo-Americano de Roma.
Convidado a receber o Prêmio L´Stellato pelo Município de Salerno, Itália, 2006.
Convidado para o Festival Internacional Ditet e Naimit, Tetova, Rca. Da Macedônia, 2006.
Participou do Festival de Poesia do Teatro de la Luna e da Biblioteca do Congresso dos EUA, Washington, 2007.
Convidado para a Universidade Michel de Montaigne, Baurdeaux; ao Simpósio de Lyon "Paraguai, Ilha cercada de terra", a Paris IV para mesa redonda com escritores paraguaios e palestras, 2008.
Ele apresentou seu romance Vagos sin tierra na Maison de l´Amérique Latine em Paris, 2008
Em 2016 é publicado na antologia Il fiore della d'oggi Poesia Latino-americana (Secondo Volume: America meridionale - I) 2
Obras

Poetisas del Paraguay (vozes de hoje), Miguel Ángel Fernández, Renée Ferrer de Arréllaga, ISBN 84-7839-096-0

Entre o guarda-roupa e o comboio, Assunção, Ediciones Alta Voz , 2004

Itinerário do desejo, tradução de Betsy Partyka, Ediciones Alta Voz , 2002

A coleção de relógios, Assunção, Arandura Editorial , 2001

Renee Ferrer: poesia completa até 2000, Assunção, Paraguai: Arandura Editorial , 2000

fonte de origem:

https://es.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9e_Ferrer_de_Arr%C3%A9llaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário