sábado, 12 de junho de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Sandra Massera:

 


Sandra Massera é dramaturga uruguaia , diretora de teatro , atriz e professora de artes cênicas . É graduada pela Escola Multidisciplinar de Arte Dramática Margarita Xirgu de Montevidéu (EMAD) e pelo Instituto de Professores Artigas (IPA) na especialidade de História. Especializou-se em História da Arte e Percepção Visual e na encenação em espaços não convencionais. 1
Em 1998 fundou o Teatro del Umbral, 2 um grupo de teatro independente do qual produziu suas peças e representou o Uruguai em festivais de teatro e eventos teatrais no Uruguai, Argentina, Chile, Brasil, Estados Unidos, França e Espanha. Em 2016 foi convidada para dirigir workshops de artes cênicas e dar masterclasses pelas Universidades de Lille Nord de France e Valenciennes no âmbito do Projeto Ulises Uruguai / França. Convidado pelo INAE - Instituto Nacional de Artes do Espectáculo - para o Projeto Bitácoras, processo com os idealizadores - em 2014 e 2016.
Sandra Massera
Carlos Rehermann Blackjack
Future Perfect de Sandra Massera
Alain Blanco no Hotel Blanco de Sandra Massetra
Alejandro Campos e Alejando Camino no Exame Carlos Rehermann
Como diretora, Massera iniciou seus trabalhos em 1998 com a encenação do Congresso de Sexologia , de Carlos Rehermann. Desde então, dirigiu uma partitura de produções e uma ópera, incluindo onze de seus próprios textos. Por seus textos dramáticos obteve os prêmios Onetti, Dramaturgia Nacional, COFONTE (duas vezes), Florencio de la Critique em três ocasiões, além de prêmios e menções do Centro Cultural da Espanha. Seus trabalhos foram apresentados no Uruguai, Argentina, Chile e Espanha. Seu trabalho de direção é baseado em uma preparação rigorosa do ator, para construir personagens a partir de ações corporais e partituras gestuais que são construídas para cada obra particular. Desta forma, não se impõe um estilo à obra, mas possibilita uma exploração para que a obra sirva de guia para a construção de um universo gestual. Os textos de Massera caracterizam-se pela sólida construção narrativa de diálogos precisos e poéticos. Os temas exploram o simulacro da vida nas bonecas e o símbolo do espectro. Sua encenação busca coreografia ritual, com elaboradas construções leves e ascetismo cenográfico. O nível de som é especialmente cuidadoso, através do uso de partituras contemporâneas de grande riqueza tímbrica. Em muitas de suas produções, ele utilizou espaços não teatrais, como casas antigas ou prédios industriais abandonados. através do uso de partituras contemporâneas de grande riqueza timbral. Em muitas de suas produções, ele utilizou espaços não teatrais, como casas antigas ou prédios industriais abandonados. através do uso de partituras contemporâneas de grande riqueza timbral. Em muitas de suas produções, ele utilizou espaços não teatrais, como casas antigas ou prédios industriais abandonados.
Trabalhos dirigido como diretor do Teatro del Umbral

Congresso de Sexologia (1999)

Minotauros (2000)

To War by Taxi (2002)

The Punishment (The Deaths of Yan Zi) (2004)

Prometheus and Pandora's Jar (2005)

Lixo (2006)
fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário