sábado, 19 de junho de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Ciro Alegría Bazán:

 


Ciro Alegría Bazán (4 de novembro de 1909 - 17 de fevereiro de 1967) foi um jornalista, político e romancista peruano.
Nascido no distrito de Huamchuco , ele expôs os problemas dos índios peruanos enquanto aprendia sobre seu modo de vida. Essa compreensão de como eles foram oprimidos foi o foco de seus romances. Frequentou aulas na Universidade de Trujillo e trabalhou brevemente como jornalista para o jornal El Norte .
Em 1930, o AlegNJN ular Revolutionary Alliance | Movimento Aprista]], dedicado à reforma social e também à melhoria do bem-estar dos indígenas peruanos. Ele foi preso várias vezes por suas atividades políticas antes de finalmente ser exilado no Chile em 1934.
Permaneceu exilado no Chile e posteriormente nos Estados Unidos até 1948. Mais tarde, lecionou na Universidade de Porto Rico e escreveu sobre a revolução cubana enquanto esteve em Cuba. Seu romance mais conhecido, Broad and Alien is the World (1941) ou El mundo es ancho y ajeno , ganhou o Prêmio de Romance Latino-Americano em 1941 e atraiu sua atenção internacional. Ele retrata uma comunidade andina, vivendo nas terras altas do Peru. O livro foi publicado posteriormente nos Estados Unidos e foi reimpresso várias vezes, em vários idiomas. Ele morou em Porto Rico, EUA e Cuba.
Alegría voltou ao Peru em 1960. Ingressou no partido do presidente Fernando Belaúnde Terry ( Acción Popular ) e foi eleito para a Câmara dos Deputados em 1963. Morreu inesperadamente em Lima, Peru, em 17 de fevereiro de 1967. Após sua morte, sua viúva Dora Varona publicou muitos de seus ensaios e relatórios que escreveu para vários jornais. [1] Ele tinha 57 anos.
Obras
Ciro Alegria publicou, entre outras, as seguintes obras:
La serpiente de oro ("A cobra de ouro")

Los perros hambrientos ("Os cães famintos")

El mundo es ancho y ajeno ("Broad and Alien is the World", ISBN 0-85036-282-2 Merlin Press, Reino Unido).

Duelo de caballeros ("duelo de cavalheiros")

La leyenda del nopal ("A lenda do cacto")

Las aventuras de Machu Picchu ("Contos de aventura de Machu Picchu")
fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário