sábado, 19 de junho de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Pedro Abraham Valdelomar Pinto:

 


Pedro Abraham Valdelomar Pinto (27 de abril de 1888 - 3 de novembro de 1919) foi um narrador, poeta, jornalista, ensaísta e dramaturgo peruano ; ele é considerado o fundador da vanguarda no Peru, embora mais por suas poses públicas dândi e sua fundação da revista Colónida do que por sua própria escrita, que é liricamente posmodernista ao invés de agressivamente experimental. Como Charles Baudelaire na Paris do século 19, ele afirmava ter alertado seu país pela primeira vez sobre a relação entre a poesia e o mercado e ter reconhecido a necessidade de o escritor se tornar uma celebridade.
Ele é retratado na cédula peruana de Nuevo Sol S / 50 desde seu lançamento em 1991.
Valdelomar nasceu e cresceu na cidade portuária de San Andres Pisco ; sua infância neste cenário costeiro idílico e dentro de uma família afetuosa são muitas vezes a base para seus contos e poemas. Depois de estudar na conhecida Escola Guadalupe em Lima , em 1905 matriculou-se para estudar literatura na Universidade Nacional de San Marcos . No entanto, em 1906 passou a contribuir com caricaturas e poemas para diversas revistas e periódicos ilustrados, como Aplausos y silbidos , Monos y Monadas , Actualidades , Cinema e Gil Blas, e ele logo abandonou completamente a vida universitária pelo mundo do jornalismo. Em 1910 começou a escrever crônicas para jornais e publicou seus primeiros contos no ano seguinte, incluindo dois romances, La ciudad de los tísicos e La ciudad muerta , que mostram a influência de Gabriele d'Annunzio .
Valdelomar também estava se interessando cada vez mais por política e, em 1912, participou da bem-sucedida campanha presidencial de Guillermo Billinghurst . Para recompensá-lo por seu apoio, Billinghurst nomeou Valdelomar editor do jornal El Peruano em 1912, e no ano seguinte o enviou em uma missão diplomática para Roma, onde escreveu sua história mais amada e premiada, El Caballero Carmelo . Em 1914, após a queda de Billinghurst, Valdelomar foi forçado a retornar ao Peru, onde trabalhou como secretário do historiador Jose de la Riva-Agüero , sob cuja influência escreveu La mariscala , a biografia de Francisca Zubiaga (1803-1835), esposa de o presidente,Agustín Gamarra .
Voltou a trabalhar como jornalista, escrevendo para o jornal La Prensa sob o pseudônimo aristocrático "El Conde de Lemos", colaborando com o jovem José Carlos Mariátegui , enquanto cortava uma provocante figura dândi nas ruas e nos cafés de Lima (particularmente o Palais Concert); aqui ele cunhou seus famosos sorites, "El Perú es Lima; Lima es el Jirón de la Unión; el Jirón de la Unión es el Palais Concerto; y el Palais Concerto soy yo" (Peru é Lima; Lima é o Jirón de la Unión ; o Jirón de la Unión é o Palais Concert; e o Palais Concert sou eu "). Fundou a efêmera mas influente revista de vanguarda Colónida, que teve quatro edições em 1916 (as três primeiras editadas pelo próprio Valdelomar), e encabeçou o movimento intelectual de mesmo nome. Nesse mesmo ano foi colaborador de Las voces múltiples , antologia de poesia modernista de oito integrantes do grupo Colonida, menos vanguardista do que as suas críticas. A antologia incluía os poemas mais conhecidos de Valdelomar, "Tristia" e "El hermano ausente en la cena de Pascua ...", que influenciaram os primeiros escritos de César Vallejo , que Valdelomar havia tomado sob sua proteção quando este chegou em Lima em 1916. Valdelomar prometeu fornecer um prólogo para a primeira coleção de poesia de Vallejo, Los heraldos negros, mas suas viagens ambiciosas de palestras pelas províncias distraíram sua atenção. A coleção de Vallejo finalmente apareceu sem o prólogo em 1919, embora tivesse sido concluída em 1918 - o que gerou alguma confusão sobre a data de publicação. Nesse ínterim, Valdelomar dava palestras por todo o país; como parte de seu compromisso de alcançar e educar um amplo público, mas também como parte integrante de seu showmanship eficiente e senso empreendedor, ele ofereceu essas primeiras palestras em cada cidade a um preço com desconto - ou de graça - para trabalhadores e camponeses, e mais tarde, aumentou o preço do ingresso para um público já ansioso...
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