Pedro Shimose Kawamura ( Riberalta , Província de Vaca Díez do departamento de Beni , 30 de março de 1940) é um escritor, poeta e compositor boliviano .
Ele nasceu 1 em Riberalta . Filho de Laida Kawamura Rodríguez, de Riberalta, e de Ginkichi Shimose, um imigrante japonês , cursou o ensino fundamental e médio na escola fiscal Nicolás Suárez e na escola fiscal Pedro Kramer. Iniciou seus estudos universitários na Universidad Mayor de San Andrés , La Paz e os concluiu na Universidade Complutense de Madri , Espanha , país onde atualmente reside desde 1971. Lá se casou com uma andaluza, com quem teve três filhos. deu-lhe vários netos.
Ele também é cartunista e compositor de música popular. Por algum tempo se dedicou ao jornalismo , trabalhou no jornal Presencia - e foi professor na Universidad Mayor de San Andrés , La Paz .
Em 1972 , ganhou o Prêmio Casa de las Américas pela coleção de poemas que quero escrever, mas recebo espuma , um ano depois de me mudar para Madrid .
Em 1999 foi agraciado com o Prêmio Nacional Boliviano de Cultura . É membro correspondente da Academia Boliviana de Línguas e membro da Associação Espanhola de Críticos de Arte. Dirigiu o jornal cultural Reunião , a coleção Letras del exilio e a coleção de poesias do Instituto Ibero-Americano de Cooperação (ICI), instituição que o teve como assessor de Publicações.
Shimose é famoso por sua poesia de inspiração política, lidando com questões de identidade nacional e libertação social.
Alguns de seus livros e poemas foram traduzidos para outras línguas em inglês , alemão , francês , russo , árabe , turco , holandês , etc.
Obras Triludio no exílio (1961)
Sardônia (1967)
Poemas para um povo (1968)
Quero escrever, mas recebo espuma (1972) , Prêmio Casa de las Américas
Expiry of Fire (1975)
Ao pé da letra (1976)
O Coco se chama Drilo (contos, 1976)
Reflexões maquiavélicas (1980)
Dicionário de Autores Ibero-americanos (1982)
Bolero Knightly (1985)
Poemas (1988; reúne seus livros anteriores)
História da Literatura Hispano-Americana (1989).
fonte de origem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário