Gaston Suarez ( 27 de janeiro como como 1929 - 6 como novembro de 1984 ) foi um escritor e dramaturgo boliviano . Suárez nasceu na cidade de Tupiza, ao sul de Potosí , na Bolívia .
Escritor autodidata, ele abandonou a escola na terceira série do ensino fundamental, após um evento traumático em que sua professora sofreu uma convulsão enquanto lia para ele. Paradoxalmente, sua mãe, também professora rural, concordou que ele deveria abandonar a escola e se dedicou a instruí-lo em casa. Aos dez anos e depois de ler os livros A Captain of Fifteen Years de Júlio Verne e Jerry of the Isles de Jack London, ele faz o juramento de um dia se tornar um escritor.
Exerceu diversos ofícios: ferroviário, professor rural, mineiro, caminhoneiro, bancário, jornalista, etc. No final da década de 1950, ele decide cumprir sua promessa. Ele se aposenta do Banco Minero de Bolívia e decide comprar um caminhão para visitar seu país. Durante quase dois anos de viagens e viagens pela Bolívia, escreveu simultaneamente vários de seus contos e terminou o primeiro rascunho de sua peça Vertigo . Poucos meses depois, ele decide viver de sua produção literária e se dedicar inteiramente à literatura. 1
Por meio de suas viagens e de suas obras multifacetadas, teve a oportunidade de conhecer e sentir a vida boliviana em seus mais diversos estratos sociais, o que se reflete com uma visão particular nas questões que toca, sejam elas da cidade, do campo ou do minas.
“... Suárez vai além do simples fato, vai além da anedota e descobre sutilmente situações transcendentes. Atento observador do comportamento humano, é o mais destacado escritor de introversão psicológica na nova promoção dos contadores de histórias bolivianos ...” 2 .
No início de 1962, junto com vários escritores e artistas como Fernando Diez de Medina, Enrique Arnal, Piotr Zubrzycki e Sergio Suárez Figueroa, fundou e fez parte da primeira revista cultural e de informação da Bolívia. A Revista NOVA, com periodicidade mensal, atingiu o público por quase três anos e teve abrangência e reconhecimento hemisférico.
Gaston Suarez 10.jpg
Em 1963 foi publicado seu primeiro livro de contos Vigilia para el LAST TRIP , do qual foi extraído Iluminado para inclusão em várias antologias de contadores hispano-americanos, como um exemplo notável de conto.
Entre as suas obras destaca-se El Gesto , mais um livro de contos de que O Estranho e o Candelabro de Prata e O Diário da Mafalda são as peças de maior sucesso.
Em 1967, Suárez publicou sua primeira peça, Vertigo . Uma obra de profundo conteúdo social e filosófico que narra a vida de um homem que depois de vinte anos na prisão é libertado e tenta refazer e reunificar seus sete filhos que trilharam caminhos diametralmente diferentes na vida. Vertigo foi encenada e apresentada nas "Jornadas Julianas da Juventude" de 1967, ganhando o primeiro prémio.
Seu trabalho mais importante é Mallko , publicado em 1974 . Leitura oficial do texto na Bolívia, Espanha e nos países signatários do Acordo Andrés Bello. Foi incluído no Honor Roll do Prêmio Hans Christian Andersen como "exemplo excepcional de literatura de importância internacional".
Gaston-1967.jpg
Em 1979, declarado o Ano Internacional da Criança, publicou Las Aventuras de Miguelín Quijano , curta novela em que Suárez faz alusões aos personagens quixotescos para chegar a uma bela parábola que incita a imaginação criativa e o interesse das crianças pelo livro imortal. Cervantes Saavedra quando tivermos a informação.
Em 1981, publicou Depois do inverno , drama que encenou o dilema de dois irmãos (Melitón e Benjamin) diante da decisão de continuar morando juntos cuidando do pai (Adrián), já velho e doente, ou de deixar a casa paterna e vivem suas próprias vidas.
Foi presidente da União Boliviana de Escritores (UBE) até sua morte. Gastón Suárez morreu na cidade de La Paz em 6 de novembro de 1984 , vítima de um ataque cardíaco repentino.
fonte de origem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário