sábado, 7 de agosto de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Alejandra Costamagna Crivelli:

 


Alejandra Costamagna Crivelli (nascida em 23 de março de 1970) é uma escritora e jornalista chilena .
Os pais de Costamagna chegaram ao Chile da Argentina em 1967. Alejandra Costamagna lembra que sua primeira abordagem para escrever foi por meio de entradas de diário que ela começou a fazer irregularmente desde os 10 anos de idade. [1]
Foi na adolescência que começou a levar a escrita mais a sério, depois de entrar na escola de Francisco Miranda quando se mudou para La Reina . Lá, o professor Guillermo Peréz "recomendou que ela lesse Neruda , Mistral , Shakespeare , Tchekhov e Crime e Castigo de Dostoievski , um livro que ainda hoje marca sua escrita". Além disso, foi marcada uma entrevista e ela foi até a casa do vizinho Nicanor Parra , com quem conversou sobre poesia e insônia, que ambas compartilharam. [1]
Formação acadêmica
Alejandra estudou jornalismo na Universidad Diego Portales e frequentou os workshops de Guillermo Blanco, Pía Barros, Carlos Cerda e Antonio Skármeta. Mais tarde, ela fez um mestrado em Literatura na Universidade do Chile .
Colaborou nas revistas Gatopardo , Rolling Stone e El Malpensante . Em 1994, ela obteve uma bolsa do FONDART para escrever seu primeiro romance. [2]
Ela também recebeu uma bolsa do International Writing Program da University of Iowa , 2003.
Costamagna afirmou em 2011 que gosta do silêncio (“Gosto deste silêncio meio contaminado pelo ruído dos carros, da cidade que se afasta. É como estar sozinho, mas acompanhado. E se preciso falar, tenho o Pascual. "), que ela não quer ter filhos (" A ideia de família composta por mãe, pai, filhos, babás e animais de estimação me parece superclassificada, pobre e conservadora. Além da minha escolha pessoal de não ser mãe, acho super legal ter filhos. "), que ela não estava preocupada em ter um sucesso massivo (" Eu gosto que minha vida ainda seja normal, que escrever e publicar é minha felicidade. Não quero que meu trabalho me tornar uma corrida pelo sucesso, por ter que responder a uma expectativa editorial. Não me vejo assim. "),e estereótipos lamentados sobre as mulheres ("Que as mulheres chorem mais e escrevam com mais sentimentalismo é um estereótipo muito ruim para a igualdade de gênero. E isso acontece com as questões do dever da mulher de casar, ter filhos e formar um feliz família.").[1]
Empregos anteriores
Foi editora da seção de Cultura e Entretenimento do jornal La Nación . Trabalhou na rádio Rock & Pop , nos programas Gente de mente e Parque Forestal , nos quais foi locutora. Em 1996, ela publicou seu primeiro romance chamado En voz baja . Em 2000 foi publicado o seu livro Malas noches e em 2013 publicou Había una vez un pájaro . Costamagna ministrou oficinas literárias. [3] Além disso, ela foi comentarista de teatro para jornais e revistas nacionais e trabalhou como colunista e cronista para várias revistas.
fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário