Jorge Marcos Baradit Morales ( Valparaíso , 11 de junho de 1969) é um escritor e político chileno , autor da trilogia História Secreta do Chile .
Viveu toda a sua infância e adolescência em Valparaíso , onde estudou em escolas públicas e formou uma banda de punk rock chamada Trato Bestial, que se apresentou em concertos underground na Região V entre 1986 e 1991. Designer e comunicador, tem se dedicado à literatura desde 2005, obra que conseguiu conciliar com o seu trabalho de duas décadas em oficinas de design até 2015, 1 altura em que decidiu dedicar-se exclusivamente à obra literária.
Carreira literária
Ficção
Ela fez sua estreia literária com Ygdrasil (publicado na Espanha em 2007), "uma história ambientada em um México futurista, onde uma mercenária chilena chamada Mariana aceita a mais perigosa de suas missões que a levará por uma forma digital de inferno. Uma história que mostra um mundo cheio de tecnologia orgânica levado ao limite, um imbunche, soldados mortos reencarnando como sistemas de comunicação e um xamã orbitando a Terra. " 2
Um ano depois, ele escreveu uma curta prequela para Ygdrasil , Trinidad , com a qual ganhou o prêmio da Universidade Politécnica da Catalunha .
Baradit no GAM , abril de 2015
Miquel Barceló, editor da coleção NOVA das Ediciones B , onde apareceram as duas obras, descreveu Ygdrasil como uma "revolução na ficção científica em espanhol" 3 e definiu a escrita de Baradit como ciber-xamanismo , definição que não agrada aos chilenos. . “Prefiro Magic Realism 2.0. Macondo já tem redes de fibra ótica, mas seus xamãs ainda bebem ayahuasca”, declarou na época. 2
Em 2006 e até 2008, manteve o blog Ucronía Chile, 4 um projeto que convida escritores, ilustradores, fotógrafos e videógrafos a torcer a história do Chile a qualquer momento e sob qualquer critério. Dessa experiência surge o livro CHIL3: Relacion del Reyno (Ediciones B, 2010) 5 e convida Francisco Ortega , Álvaro Bisama e Mike Wilson para atuarem como co-editores. A antologia de volume as melhores entradas de blog adicionadas a novas colaborações de escritores como Carlos Labbé , Edmundo Paz Soldán , Claudia Apablaza e Rodrigo Fresán , entre outros.
fonte de origem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário