sábado, 7 de agosto de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Pablo Javier Simonetti Borgheresi:

 


Pablo Javier Simonetti Borgheresi ( Santiago , 7 de dezembro de 1961 ) é um escritor chileno e ativista pelos direitos das minorias sexuais . Integrante da Oficina Literária Gonzalo Contreras , ganhou fama em seu país com o conto Santa Lucía , vencedor do Prêmio Revista Paula .
Filho de Renato Simonetti Camaggi e Eliana Borgheresi Ramírez (ela era paisagista e autora de três livros de jardinagem), 2 nasceu em uma família de ascendência italiana , sendo o caçula de cinco irmãos.
Estudou no Instituto Luis Campino de Humanidades ; em 1984 obteve a licenciatura em Engenharia Civil pela Universidade Católica , em 1986 obteve o grau de mestre em Engenharia Industrial pela mesma universidade e posteriormente em 1988 obteve o grau de mestre em Engenharia-Sistemas Económicos pela Universidade de Stanford .
Carreira literária
A partir de 1996 se dedicou à literatura e no ano seguinte ganhou o concurso de contos da revista Paula , com a qual se tornou o mais conhecido de seus contos, Santa Lucía .
Em 1999 publicou seu primeiro livro em Alfaguara , Vidas Vulneráveis , coletânea de contos que obteve a Menção Especial do Prêmio Municipal de Santiago e que inclui a de Paula . Seu primeiro romance, Mãe que está nos céus , saiu na Planeta em 2004 e se tornou um best-seller no Chile, traduzido para várias línguas. Posteriormente, surgiram os romances O motivo dos amantes (2007) e A barreira do pudor (2009), este último na Norma .
Em 11 de abril de 2011, estreou-se como apresentador de um microprograma de literatura da CNN Chile denominado Cartas Privadas , no qual o entrevistado comentou um livro de sua escolha. O programa ia até o final do ano e nele Simonetti entrevistava três pessoas todas as semanas: todas as segundas, quartas e sextas-feiras um novo capítulo de Cartas Privadas era transmitido .
No final de 2011, Simonetti fechou contrato com a Alfaguara para a publicação de seu novo romance em 2012, selo que também vai relançar os três anteriores. 3 A este respeito, Simonetti explica: “Depois do termo com a Norma, iniciei uma negociação com as grandes editoras, Random House , Planeta e Alfaguara, e foi aí que saiu este reencontro, que estou muito satisfeito. Sinto que Alfaguara está indo muito bem no Chile, no resto da América Latina e na Espanha. O compromisso é publicar todos os meus livros nesses lugares ”.
fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário