domingo, 19 de setembro de 2021

Dante Alighieri: Divina comédia: Inferno:


 
Quando ao vale eu já ia baquear-me Alguém fraco de voz diviso perto,
63 Que após largo silêncio quer falar-me.
Tanto que o vejo nesse grão deserto,
— “Tem compaixão de mim” — bradei transido — 
66 “Quem quer que sejas, sombra ou homem certo!”
“Homem não sou” tornou-me — “mas hei sido, 
Pais lombardos eu tive; sempre amada
69 Mântua lhes foi; haviam lá nascido.
“Nasci de Júlio em era retardada, Vivi em Roma sob o bom Augusto,
72 Quando em deuses havia a crença errada.
“Poeta, decantei feitos do justo
Filho de Anquíses, que de Tróia veio,
75 Depois que Ílion soberbo foi combusto.
“Mas por que tornas da tristeza ao meio? 
Por que não vais ao deleitoso monte,
78 Que o prazer todo encerra no seu seio?”
— Oh! Virgílio, tu és aquela fonte
Donde em rio caudal brota a eloqüência?”
81 Falei, curvando vergonhoso a fronte......

Nenhum comentário:

Postar um comentário