terça-feira, 19 de abril de 2022

A Divina Comédia: Dante Alighieri:



“O que as tuas palavras declararam Satisfeito há de ser, como o que vejo
18 Dos votos que em teu peito se ocultaram”. —
— “Não te expus, meu bom Mestre, quanto almejo,
Porque de breve ser tenho o cuidado,
21 E a mais longo dizer não deste ensejo”. —
— “Ó Toscano, que, vivo hás penetrado Do fogo na cidade e és tão modesto,
24 Detém-te um pouco, se te for de agrado.
“Por teu falar me está bem manifesto Que nessa nobre pátria tens nascido,
27 A que fora eu talvez assaz molesto”. —
Ouço este som, de súbito saído
De um dos jazigos: tanto eu me torvara,
30 Que ao Mestre me achegava espavorido.
— “Que temes tu?” — Virgílio diz — “Repara: É Farinata em seu sepulcro alçado,
33 Do busto em toda a altura, se depara”. —
Na sombra os olhos tinha eu já fitado: Altiva levantava a fronte e o peito,
36 Como em desprezo do infernal estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário