sábado, 17 de julho de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Gustavo Adolfo Otero Vértiz:



Gustavo Adolfo Otero Vértiz ( La Paz , 1896 - 1958), foi um escritor, historiador, biógrafo, ensaísta, diplomata, sociólogo e jornalista boliviano . Ele é conhecido por seus extensos escritos, que cobrem uma ampla gama de gêneros, desde a sátira , o drama e o romance até a sociologia , a ciência política , a geografia e a história . Ele foi o vencedor do Prêmio Nacional de Literatura em 1957.
Nasceu 1 em La Paz em 8 de setembro de 1896. Estudou na escola Ayacucho da mesma cidade, onde se graduou em humanidades em 1914. Passou algum tempo como jornalista colaborando em jornais nacionais e estrangeiros. Também fundou algumas publicações, como: The Figaro (1915), The Illustration (1921) e The New Era (1923).
Foi diretor do Arquivo e Biblioteca Nacional da Bolívia , da Academia Boliviana de História e do Instituto de Belas Artes da Universidade de La Paz . Exerceu o cargo de Cônsul da Bolívia na Espanha , Colômbia e Equador . Além disso, foi Ministro da Educação (1940-1941) durante o governo de Enrique Peñaranda .
Obras
Algumas de suas obras incluem: O honroso feijão, O Chile que vi, O Peru que vi, gravuras bolivianas.
fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário