sábado, 17 de julho de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Víctor Montoya:



Víctor Montoya ( La Paz , 21 de de Junho de , 1958 ) é um escritor , jornalista e educador . Faz parte do movimento da literatura boliviana moderna .
Seu nascimento, segundo a visão de mundo aimará , ocorreu no mesmo dia em que se comemoram o Machaq Mara (início do ano novo andino) e o Inti Wilka Kuti (retorno do deus Sol). Viveu desde a infância na cidade mineira de Llallagua , ao norte de Potosí , onde viveu o sofrimento humano e compartilhou a luta dos mineiros . Ele estudou o ensino fundamental na escola Jaime Mendoza e o ensino médio na escola Primero de Mayo .
Repressão política
Foi dirigente estudantil até meados de 1976, ano em que a ditadura militar de Hugo Banzer Suárez o perseguiu por suas atividades políticas. Ele permaneceu clandestino dentro da mina e na cidade de Oruro , onde caiu à mercê das forças repressivas junto com um grupo de líderes mineiros. Como em qualquer país devastado pelo terrorismo de Estado no âmbito da chamada Operação Condor , foi torturado e detido na Penitenciária de San Pedro e nos centros de detenção de segurança máxima de Chonchocoro-Viacha .
Durante seu cativeiro, e contornando a vigilância dos guardas de plantão, escreveu seu livro de testemunhos Greve e repressão , cujas páginas foram filtradas pelos sistemas de controle graças à valente e determinada colaboração de sua mãe, que o visitava na prisão de vez em quando no as autoridades governamentais permitiram.
Exílio
Em 1977, depois de uma campanha pela Anistia Internacional , que exigiu sua liberdade e adoptou-o como um de seus prisioneiros de consciência, ele foi levado da prisão por um piquete de agentes e levado diretamente para o El Alto aeroporto , de onde ele chegou. Exilado à Suécia , como a maioria dos refugiados políticos latino-americanos que foram expulsos de seus países após o advento das ditaduras militares .
Em Estocolmo , onde fixou residência, trabalhou em uma biblioteca municipal coordenando projetos culturais, ministrou aulas de quíchua e conduziu oficinas de literatura. Ele estudou pedagogia no Instituto Superior de Professores e lecionou por vários anos.
Atividade literária
Sua principal obra, no gênero do conto , do romance , do ensaio e da crônica jornalística, aborda questões de profunda preocupação humana e compromisso social. Fundou e dirigiu as revistas literárias PuertAbierta e Contraluz . Ele tem histórias premiadas publicadas em antologias internacionais. É membro da Sociedade de Escritores Suecos, do International PEN Club e da Academia Boliviana de Literatura Infantil e Juvenil . Participou do I Encontro Hispanoamericano de Jovens Criadores, Madrid, 1985, e foi um dos principais gestores do I Encontro de Poetas e Contadores de Histórias Bolivianos na Europa ,Estocolmo , 1991. Atualmente escreve para publicações na América Latina , Europa e Estados Unidos 

fonte de origem:

https://es.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADctor_Montoya_(escritor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário