sábado, 17 de julho de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Jaime Gonzales Mendoza:

 


Jaime Gonzales Mendoza ( Sucre , 25 em julho de 1874 - Sucre, 26 de janeiro como como 1939 ) foi um médico , poeta , filantropo , escritor e geógrafo Bolívia . Ele é o autor da famosa frase que o presidente Daniel Salamanca Urey usaria "Você tem que pisar no Chaco".
Doutorado em 1901, Mendoza sempre se caracterizou pelo lado humanista no exercício da profissão. Isso ficou evidenciado no trabalho que desenvolveu em várias áreas mineiras de seu país, onde, além da atividade médica, exerceu atividades sociais adicionais. Ele também se caracterizou por complementar continuamente seus estudos médicos em viagens a outros países.
Além de seu trabalho como médico, Jaime Mendoza trabalhou em outras áreas como o militar (como cirurgião de batalhão), o ensino (sendo professor, reitor e reitor universitário), o político (foi deputado, senador da República e candidato à presidência ) e jornalismo (dirigiu alguns jornais e colaborou em outros).
Mendoza fez um grande número de publicações, tanto literárias quanto científicas (por exemplo, Nas terras de Potosí , O maciço boliviano e Páginas bárbaras para o primeiro caso e Notas de um médico para o segundo). É considerada precursora da corrente do realismo descritivo que teria seu apogeu no século XX . Recebeu várias homenagens e condecorações, tanto em vida como postumamente.
Jaime Mendoza nasceu em 25 de julho de 1874 em Sucre , filho de José María Mendoza - que era advogado e poeta - e Gabina Gonzáles. 1 Graduou-se como médico pela Universidad Mayor Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca em 2 de julho de 1901. Sua tese, intitulada "La Tuberculosis en Sucre" e apresentada em 22 de junho, era nova do ponto de vista de visão médica e social. 1 Depois de formado, Mendoza mudou-se para as áreas mineiras de Uncía e Llallagua , onde começou a exercer a sua profissão em hospitais de trabalhadores. Seu trabalho esteve intimamente ligado à luta contra a tuberculose. Enquanto esteve lá, ele fundou algumas escolas, hospitais e centros esportivos. 1 2 3 A experiência serviria de inspiração para publicar nas terras de Potosí vários anos depois. 4
Em 1903, ingressou na vida militar como cirurgião de um batalhão expedicionário na Guerra do Acre contra o Brasil . 1 2
Em 1906, Mendoza viajou ao Chile para complementar seus estudos médicos. Na viagem, conheceu e fez amizade com o escritor Gabriel René Moreno . 1 Alguns anos depois, em 1911 e 1914, viajou para vários países da Europa - Espanha , França , Alemanha e Inglaterra - para continuar estudando sua profissão. Nessas viagens conheceu vários escritores americanos e europeus, como Rubén Darío , Emilio Bobadilla e Rufino Blanco Fombona , entre outros. 1 2
De volta à Bolívia, Mendoza foi reitor da faculdade de medicina de sua alma mater , a Universidad Mayor Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca , onde também foi professor de patologia geral, patologia interna e psiquiatria . Ele também foi professor de medicina legal na faculdade de direito e, posteriormente, foi reitor da universidade. 1 Algum tempo depois ingressou na política, onde atuou como deputado e posteriormente senador da República em representação do departamento de Chuquisaca , em 1931. No Senado destacou-se por buscar soluções para o problema do Chacocom o Paraguai . 3 Mais tarde, foi candidato à Presidência da República .
fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário