quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:

 



CANTO II

Depois da invocação às Musas, Dante, considerando a sua fraqueza, duvida de aventurar-se na viagem. Dizendo-lhe, porém, Virgílio, que era Beatriz quem o mandava, e que havia quem se interessava pela sua salvação, determina-se segui-lo e entra com o seu guia no difícil caminho.

FORA-se o dia; e o ar, se enevoando, Aos animais, que vivem sobre a terra, 3 As fadigas tolhia; eu só, velando, Me aparelhava a sustentar a guerra Da jornada, assim como da piedade,
6 Que vai pintar memória, que não erra.
Ó Musas! Ó do gênio potestade!
Valei-me! Aqui, ó mente, que guardaste
9 Quanto vi, mostra a egrégia qualidade.
“Poeta”, — assim falei, — “que começaste A guiar-me, vê bem se em mim persiste
12 Calor que, à empresa que me fias, baste.
“Que o pai do Sílvio fora, referiste, Corrutível ainda, até o inferno
15 Sem perder o que em corpo humano existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário