terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Quarta na Usina: Poetisas da Rede: Teresa Faria:


 

DIA DA SAUDADE

Não se senta em mim

 a saudade

No dia da saudade

Somente

Só mente

Quem o afirma

Dizem que é

Dia da Saudade

Há saudade

E saudade

Tenho saudades

Para matar

E morro de saudades

E uma lágrima

Desliza no meu rosto pálido

Despenha-se como  um fio

Solitário no meu rosto esquálido

Para onde foram as outras gotas?

Essa coisa de distanciamento

É a culpada deste meu entristecer

E molha-me os pés ao andar

Cambaleante desde o amanhecer

Até ao desesperado anoitecer

A saudade mora no meu peito

A saudade é um triste fado

 Estar mal da alma

 do português

É uma guitarra que se enganou

É uma sinfonia que se finou

Contudo a saudade

É um sinal de memória gravada

É um amor

É uma amizade

Que ficou no passado

E não quis vir comigo

Escolheu outros caminhos

A saudade dói e fere e parte

Em bocados o pobre coração

A saudade é a vírgula dependurada

Quando não fui capaz de um ponto final

Quando não fui capaz de resolver

O que estava  no tempo mais atrás

Que se foi  com o tempo que passou.

Deixou um vazio

Deixou um nó na garganta

Não há modo de voltar

Ditosa fui

Outrora

E cai outra lágrima

De resignação

Um sorriso amarelo

A acompanha

Coberto por uma máscara de verdade

Não temporária

Não. Pois não.

Não é Carnaval.

Mais uma vez

Nem vai haver Carnaval.

Nem palhaços.

As crianças não sorrirão até a barriga doer

Com as palhaçadas

Oh! Saudade!

Nem quero pensar

Que saudades do que foi e do que fui

Pior do que tudo isto

É ter saudades do que ainda não se viveu

É ter saudades do que ainda não se sentiu

É ter saudades do que está para vir

Isso sim, é que é sofrer

Assim, é o meu consolo

Pois, se tenho saudade

Do que já vivi

Do que já senti

Já fui feliz lá atrás

E tenho esperança

De ser feliz

Outra vez

Afinal, posso matar saudades

Olhando o passado

Ao folhear um álbum

De fotografias

Ao folhear um caderno

De memórias

Ao olhar-me ao espelho

Desde o meu coração

Teresa Faria

Foto Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário