quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Poesia de Quinta na Usina: Laurindo Ribeiro: O meu segredo II:





Mandado do inferno
Por ímpio destino,
Um gênio mali’no
No berço me viu —

E após um instante
Haver-me encarado
Com gesto irritado,
O Gênio — o meu fado

Traçando — sorriu.
Sorriu-se... e mudados
No mesmo momento
Que o Gênio cruento,

Cruento me viu,
Em negra tristeza,
Meus gostos findaram;
Meus lábios murcharam;

Meus ais começaram;
Meu pranto caiu.
No peito inda verde
Secou-se a ventura

Daquela fé pura
Que a infância nos dá;
No espelho onde via
Em êxtase santo



Os risos, o encanto,
De um mundo, que há tanto
Não sei onde está.
Em dita tão pura

Minh’alma exultava,
E quanto alcançava
Sabia explicar;
Que, além de dar crença

A tudo que ouvia,
Por certa magia,
As cousas que via,
Sentia falar.

Se às vezes tentava
Brincar com as flores,
Revendo os lavores
De um vasto jardim,

A brisa me dava,
No trânsito leve,
Um cântico breve,
Escrito na neve

De um casto jasmim.
Fugaz borboleta
Nas asas de ouro
Imenso tesouro

Deixava-me ver;
E, qual um avaro,
Sedento, inquieto,
Com ardido afeto

Atrás do inseto
Me punha a correr.
Qual boca de ninfa
Há pouco desperta,

Se rosa entreaberta
Prendia louçã,
Segredos da infância
A flor me contava,

Q’eu só escutava,
E, rindo, exclamava: —
Tu és minha irmã!...
À vista do oceano, Imenso, ruidoso,

Que quadro assombroso Fez meu ideal!...
Em êxtase, longo Vi nele espantado,
Rugindo deitado, Um monstro azulado 
D’enorme cristal.

Em crua e constante,
Horríssona guerra,
In’migo da terra,
Pintou-se-me o mar —

Que fero co’as ondas
Na praia batia,
E aflito bramia,
Porque não podia

A praia arredar.
Na concha celeste
Se os olhos fitava,
Lá novos achava

Encantos também;
Nos astros eu via
De anjinhos um bando,
Que, o corpo ocultando,

Me estavam olhando
De um mundo de além.
Eu via na lua
A casa encantada,

De luz prateada
Fugindo no ar;
Asilo somente
Da fada querida,

Que vinha escondida
A gente nascida
De noite embalar.
O sol eu amava

Da tarde na hora;
Amava-o d’aurora
No fresco arrebol.
E quando a tais horas

No mar se escondia,
P’ra ele me ria,
Julgando que via
Adeuses do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário