quinta-feira, 21 de abril de 2022

A Divina Comédia: Dante Alighieri:



— “Por moto próprio aqui” — volvi — “não venho; 
Perto me aguarda quem meus passos guia,
63 Vosso Guido talvez teve-o em desdenho”.
A pena sua e as vozes, que lhe ouvia, 
Denunciado haviam-me o seu nome:
66 Pude assim responder quanto cumpria.
Súbito ergueu-se o espírito e gritou-me: 
“Teve disseste: não mais vive agora?
69 O corpo seu a terra já consome?”
Como eu tivesse em responder demora À pergunta, 
de costas recaía,
72 E novamente não mostrou-se fora.
Mas esse outro magnânimo, que havia 
De antes falado não mudou de aspeito; 
75 No colo e busto imóvel persistia.
— “Se aquela arte não dera ao meu proveito” 
— Prosseguiu — “me produz esta certeza
78 Maior tormento no adurente leito.
“Porém vezes cinqüenta a face acesa 
Não mostrará do inferno a soberana
81 Sem que tu saibas quanto essa arte pesa.
“Assim possas voltar à vida humana! Contra os meus, 
diz, por que tanta maldade 84 Em cada lei, que desse povo emana” —
Eu respondi: — “O estrago, a mortandade, 
Que do Árbia as águas de rubor tingira 
87 A cúria nossa move à austeridade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário